4ac4ecb0-3c65-408b-b2e6-4a2761ed0d77

O business coaching está se tornando lugar comum no desenvolvimento de lideranças e como ferramenta de transição em âmbito internacional. Atualmente, o coaching é aceito como uma ferramenta de desenvolvimento de liderança viável e impactante.

Para se empregar o método Pandion é preciso acima de tudo que o coach e o coachee (executivo) sejam parceiros para assegurar que a aprendizagem do executivo gere avanços no que se refere às necessidades da organização e às demandas comerciais críticas.

A parceria de coaching utiliza metas e abordagens sob medida, incluindo:

  • criação de um plano de desenvolvimento
  • expansão de habilidades
  • melhoria de desempenho
  • desenvolvimento para futuros trabalhos
  • exploração, definição, e implementação da liderança do executivo e dos objetivos comerciais da organização.

(de Robert Witherspoon e Randall P. White, Four Essential Ways that Coaching Can Help Executives, Center for Creative Leadership, 1997.)

Esses tópicos citados embora sejam de 1997, ainda são muito utilizados e são a base do método Pandion. A prática do business coaching, pode envolver muitos dos tipos de coaching, e com o tempo pode tocar em questões de carreira ou de vida pessoal do executivo.

A águia pandion tem 3 fêveras que permite que ela enxergue o que está em cima, em frente e em baixo ao mesmo tempo, o business coach tem o compromisso de ver o executivo, sua posição, e a organização através de múltiplas lentes e perspectivas.

A pandion consegue alcançar altitudes superiores a de qualquer outro animal e seu voo é sempre com um objetivo, reto e determinado a ser sempre mais alto que o voo anterior. Embora a pandion esteja sempre voando, em solo seus pés estão firmes no chão e devido sua força e agilidade, consegue agarrar firmemente sua presa e ter êxito no seu objetivo.

O business coaching é planejado com o único objetivo de obter os resultados desejados específicos. Iniciasse o projeto definindo metas e prazo, e então, chegam a um acordo sobre os resultados específicos para cada meta. Meios de avaliação apropriados são aplicados a cada meta, incluindo relatórios de acompanhamento e feedback. As atividades propriamente ditas, durante e entre as sessões de coaching, mantêm o foco especificamente em alcançar as metas que foram acordadas para o executivo e sua organização. Todo esse planejamento é inspirado no voo da pandion.

A renovação da Águia é uma das histórias/lendas mais conhecida, a águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, porém para sobreviver, no meio da sua vida é preciso tomar uma difícil decisão. Suas unhas, penas e bico, já não executam suas funções como antes. Portanto é preciso encontrar um local seguro, onde possa arrancar seu bico, suas penas e unhas, sobreviver à dor para que possa dar lugar à força de uma nova águia e se lança em um voo firme e pleno.

Em uma empresa excelente a principal característica do líder nível 5 é de saber a hora de mudar e não ter medo do novo. O coaching executivo trata principalmente do desenvolvimento do executivo no contexto das necessidades organizacionais. O business coach atua, com uma ênfase específica nas iniciativas-chaves que sejam diretamente relevantes para o executivo. O business coach, faz a conexão entre foco e o desenvolvimento do executivo e as necessidades comerciais críticas.

Obviamente no processo como um todo existem outras etapas, não descritas nesse artigo que provavelmente direi em um vídeo explicativo que falem de cada etapa do processo.

Raphael Cruz

CEO/business coach